07 agosto 2014

Post especial de retorno: uma visão sobre cartelas de cores

Olá leitores e leitoras!
Como já adiantei no post anterior, hoje teremos um post especial para marcar o retorno às atividades deste blog. Como acredito que todo retorno deve ser uma festa, vamos conversar sobre uma das minhas áreas preferidas na consultoria de imagem: cartelas de cor.
Você sabe o que é uma cartela de cores? Uma cartela de cores é uma seleção de cores separadas para um determinado fim, uma amostragem. Complicado? Nem um pouco. Veja só.
Você já deve ter visto essa cartela em lojas de tintas, em lojas de cosméticos, em armarinhos e em muitos outros lugares. Estilistas criam uma cartela de cores cada vezque criam uma coleção. São como expositores, pequenas vitrines que permitem que você tenha uma ideia da mercadoria oferecida.
Em image consulting criamos cartelas de cores pessoais, que ajudem as pessoas a saber quais as cores que lhes caem melhor, que harmonizam com sua coloração pessoal. Eu tenho a minha cartela, você tem a sua, minha mãe, minhas amigas, cada pessoa tem a sua. Pessoas de coloração semelhante tem cartelas parecidas (por isso em image consulting trabalhamos com estas linhas “gerais”), mas como já disse antes e volto a frisar é bem difícil que duas pessoas tenham exatamente a mesma coloração, assim como é bem difícil  que tenham a mesma cartela.
Ficou mais claro?

Mas em que se baseia a minha cartela para determinar minhas cores pessoais?
Basicamente, em seu tom da pele, dos olhos, e dos cabelos, com algumas outras variantes aqui e ali. Por isso é tão exclusiva.

Minha cartela pessoal será a mesma ao longo da vida?
Provavelmente não, apesar de que pode mudar mais ou mudar menos, e a base tende a se manter ao longo da vida. Pessoas que costumam mudar radicalmente a cor dos cabelos podem precisar refazer sua cartela. A cor dos olhos também pode mudar naturalmente com o passar dos anos, fazendo com que tons sejam acrescentados ou retirados de sua cartela pessoal.

Pense por exemplo no jornalista Pedro Bial. Há alguns anos, com cabelos escuros e um tom de olhos azul-topázio, sua cartela permitia contrastes mais altos e predominância de tons mais escuros. Hoje em dia, com os cabelos grisalhos e os olhos de um tom azul claro levemente acinzentado, sua cartela suavizou um bocado, permitindo a entrada de tons mais claros, especialmente azuis e cinzas.

Para que serve minha cartela de cores?
Para auxiliar você a escolher roupas e acessórios, ajudando a se sentir mais confortável nelas, consequentemente te deixando mais confiante no dia a dia e tornando prazerosa a arte de construir um estilo para você. Sabe quando você veste uma peça que parece que foi feita para você? Que ilumina teus olhos, te deixa mais bonita, te dá um sei-lá-o-quê a mais? A cartela de cores te ajuda a escolher essas peças conscientemente na loja, sem ter que jogar o jogo da adivinhação para saber se vai dar certo ou não.

Eu, pessoalmente, gosto de levar minha cartela cada vez que vou às compras (ou seja, sempre na bolsa porque nunca se sabe quando acharei uma boa promoção). Tenho as cores separadas em quadradinhos, amarradas com uma correntinha em formato de chaveiro, assim fica prático de levar. Com o tempo, algumas das minhas cores já as conheço e não preciso consultar a cartela. Mas muitas vezes fico na dúvida se a cor daquela peça me cai bem ou melhor aquele outro tom mais escuro, e para esses casos a cartela é uma mão na roda.

Em próximos posts vamos conversar sobre os tipos de cartelas para ajudar você a descobrir o seu. Porém como já falamos antes, não esqueça que estes tipos são aproximações, e que a cartela é individual, é de cada um. Se tiver dúvidas, quiser saber mais ou quer ajuda para montar sua cartela personalizada, fale comigo! Este é o meu trabalho e também a minha paixão.

Beijos e até o próximo post! (Não esqueça, todas as terças feiras sai um post novinho).


Mari Spil

Nenhum comentário:

Postar um comentário