As tramas e as texturas oferecem ótimas possibilidades de montar looks que combinam com os diferentes biotipos, ressaltando ou disfarçando os traços que você quiser. Saber utilizá-las a seu favor é uma arte que você dominará logo logo. Veja as dicas:
- Texturas combinam com texturas! Quem tem cabelos cacheados, ondulados ou crespos tem material suficiente para se divertir. Experimente roupas de tecidos com texturas diferentes, como tweed e lãs no inverno, laises e rendas no verão (aliás, as rendas podem ser utilizadas no inverno também, claro), tricôs o ano inteiro. Quanto mais “fechado” for o seu tipo de cabelo, mais graúdas as texturas dos tecidos podem ser. Anime-se!
- Também combinam com texturas certos penteados, como as composições de tranças meio “despenteadas”, não muito arrumadinhas.
- As texturas também têm uma utilidade importante para quem quer disfarçar aquelas ruguinhas no rosto. Os tecidos texturizados dividem a atenção com a pele, ajudando a conciliar as marcas de expressão.
- Por outro lado, quem tem cabelos lisos e pele uniforme, se beneficia mais de tecidos de textura lisa, como cetim, malha fria, entre outros. Uma textura muito graúda pode solapar a beleza natural destas pessoas, fazendo com que a roupa ao invés de acompanhar os traços, os sobreponham.
Quando falamos em tramas, pense em estampas. Listras, poás, geométricos, florais, xadrezes... enfim, as variedades são infinitas!
- Um viva às sardas! Elas combinam lindamente com estampas, principalmente as de ar mais despojado como poás, florais e bichos. Se você é parte deste seleto grupo de pele “pintada”, anime-se a adicionar estampas ao seu dia-a-dia. Prefira as de desenho pequeno, que combinam melhor.
- O mesmo vale para quem tem bastante quantidade de pintas no rosto. Estas marcas super pessoais e individuais agregam personalidade e convidam a soltar a imaginação na hora de escolher uma peça estampada.
- Se você tiver cabelos de mais de uma cor, ou seja, mechas, luzes, degradê, também pode se beneficiar das estampas: pense em flores, listras, estampas de bichos ou xadrezes. Sempre tome cuidado ao escolher o tamanho da estampa: se você tiver traços delicados ou rosto pequeno, prefira desenhos pequenos e médios, aumentando o desenho se você tiver traços mais fortes e marcantes.
- Pessoas com alto contraste (cabelos bem escuros e pele bem clara, ou pele negra com olhos bem brilhantes), ficam muito bem com estampas grandes em preto e branco ou azul marinho e branco ou cores vibrantes como rosa choque, vermelho vivo, amarelo, verde esmeralda... pense xadrezes, listras largas, geométricos, poás médios e grandes.
- Por outro lado, pessoas de mais baixo contraste se beneficiam mais de estampas tom-sobre-tom ou em nuances de uma mesma família (sobre contraste falaremos mais em próximos posts).
Como regra geral lembre-se do seguinte: as peças, principalmente as que são usadas perto do rosto, devem acompanhar seus traços e não sobrepô-los. Se você tiver dúvida quanto a uma peça, faça o seguinte teste: vista-a e se posicione de olhos fechados na frente de um espelho. Abra os olhos. O que você viu primeiro? Foi a roupa, ou foi o seu reflexo? Se você enxergou a roupa primeiro, ela está se sobrepondo a você.
Dúvidas? Comentários? Deixe sua mensagem aqui na caixa de comentários ou entre em contato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário