01 agosto 2013

Tudo começa na pele

Já aconteceu de você ter uma roupa lindíssima no cabide, do tamanho adequado, pensar em quais acessórios usar com ela, enfim, planejar todo o “conjunto da obra”, mas quando está pronta... olhar-se no espelho e sentir que algo não está legal?


Enquanto você se olha com cuidado, torce o nariz e pensa que algo não está bom mas não consegue descobrir o que é, saiba que a questão pode estar em algo que parece muito sutil mas que faz toda a diferença: o subtom da sua pele.
Como assim, subtom?
Todas as pessoas, independente da etnia ou cor com que se definam, tem um subtom. Isto é, uma cor secundária, na pele. Este subtom pode ser:
Amarelo
Ou
Azul
Raramente, pessoas muito neutras são de subtom vermelho. Mas é bem, bem raro.
Complicou muito?
Vamos focar nos subtons amarelo e azul, que são os mais frequentes e mais facilmente identificáveis. Em algumas pessoas, o subtom se identifica bem fácil, em outras não está tão evidente. Vamos falar um pouquinho deles para que você possa, quem sabe, identificar seu próprio subtom.

Pessoas de subtom AMARELO:
são aquelas do “bronzeado invejável”. Elas vão à praia e ganham aquele tom dourado com certa facilidade. Quando as bochechas ficam coradas, o tom é mais alaranjado do que pink. A cor da pele pode ser da mais clara à mais escura, o que muda é a cor sutil que parece correr por baixo da pele.
Olhe a parte interna do seu antebraço (que costuma ser a área do braço que menos se bronzeia). A pele tem um tinte amarelado? As veias aparecem levemente esverdeadas?
Quando você fica no sol, se bronzeia?
Aqui alguns exemplos de pessoas conhecidas de subtom amarelo para que a ideia fique mais clara:

Jennifer Aniston é um exemplo claro. Sua pele tem reflexos dourados. (Fonte: www.nydalilynews.com)
Jennifer Lopez. (Fonte: www.usmagazine.com)
Eva Longoria. (Fonte: www.aceshowbiz.com)

Natalie Portman (Fonte: www.moviesback.com)


Iman (Fonte: www.imdb.com)
Por outro lado, pessoas de subtom AZUL vão à praia e dificilmente se bronzeiam. Pelo contrário, se queimam com facilidade. No frio, suas bochechas ficam pink e a pele tende a um tom rosado e pode ser bem sensível. Em pessoas de pele negra, o subtom se manifesta como um leve tom azulado.
Se olhar a parte interna do seu antebraço, a pele é levemente rosa ou com um ligeiro tinte pink. As veias aparecem mais azuis do que verdes.


Vamos ver alguns exemplos de pessoas de subtom azul:
Zoey Deschanel. Consegue ver como as partes sombreadas ficam cor de rosa? (Fonte: www.cakestyle.com)
Anne Hathaway, especialmente pink nesta foto. (Fonte: www.salon.com)


Madonna também. (Fonte: www.people.com)
Amy Adams, apesar de ruiva, tem subtom azul! Possivelmente volta da praia bem queimadinha. (Fonte: www.fanpop.com)
A modelo Alek Wek (Fonte: www.modelia.com)
Zoey Saldana, apesar de parecer dourada tem um tinte pink. (Fonte: www.fanpop.com)


Ok, encontrei meu subtom. E agora, para que serve essa informação?
Essa informação simplesmente vai ser a sua base. De agora em diante e sabendo qual é o seu subtom, vai ficar muito mais fácil ir às compras e também combinar as roupas, acessórios e maquiagem que você já tem. De maneira geral você vai ter um grupo de cores, quentes ou frias, que vai casar melhor com sua pele, proporcionando aquele ar de “não-sei-o-quê que a deixou tão bonita”, aquilo que as pessoas não sabem definir. Sua pele vai ficar mais luminosa, seus olhos vão ganhar brilho. Ao se olhar no espelho, você irá se sentir mais confiante, o qual irá se refletir na sua expressão.
Em próximos posts vamos tratar com mais calma de um e do outro subtom e explicar melhor como aplicar isso às nossas escolhas.

Gostou do assunto? Ficou com dúvidas? Quer saber mais a respeito do seu subtom, ou quem sabe deseja uma análise completa e uma tabela de cores personalizada para você? Entre em contato comigo!

2 comentários:

  1. Amei!! Eu já tinha feito um teste de cores e nele descobri que meu subtom era azul, facilitou muito a minha vida na hora de comprar maquiagens com certeza.

    Estou amando as dicas!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou! Saber qual é o seu subtom facilita ao comprar não só roupas, como também maquiagens, acessórios, e como combinar inteligentemente as peças que já temos em casa, mesmo que não sejam muito compatíveis. Vou estender este assunto em próximos posts.

    ResponderExcluir