19 setembro 2014

Como escolher seus óculos, parte 3

Olá! Prontos para o último post da série sobre óculos? 
Então vamos lá.

O quarto e último critério a considerar na escolha de seus óculos, sejam de grau ou solares, é a proporção de seu rosto.

Para entender sobre as proporções, é necessário saber qual é a sua proporção. No post anterior vimos como descobrir o formato do rosto. Faça então o mesmo procedimento no espelho, e a seguir (sem sair do lugar) marque o ponto onde seu nariz “começa” (entre os dois olhos). Desenhe uma linha nessa altura, de um lado ao outro do rosto. Faça o mesmo com o lugar onde o nariz termina. 

Os três terços do seu rosto estão balanceados? Algum deles é maior do que os outros? Veja:
  • Se a porção central for maior do que as outras (nariz longo), a ponte dos óculos deve ficar um pouco abaixo da primeira linha desenhada (a do começo do nariz, entre os dois olhos).
  • Se, pelo contrário, você tiver um nariz curto (ou seja, o terço central do seu rosto for menor do que os outros), a ponte deve ficar um pouco acima da linha.
  • Seus olhos devem ficar no centro das lentes.
  • A borda inferior da armação não deve ficar muito separada do rosto. Se seu dedo pode passar livremente entre os óculos e o rosto, possivelmente a armação está grande demais.

Pronto! Agora você tem um guia completo para escolher seus óculos. Que tal dar uma voltinha pelas ópticas, ou então tirar do armário os pares que você já tem para verificar se estão bem em você ou precisam ser reciclados?


Precisa de ajuda ou tem curiosidade para saber mais? Entre em contato!

* Fotos: Pinterest e Polyvore

15 setembro 2014

Novidades!

Agora Mari Spil também escreve para o blog DNA DA MULHER, do portal Canal da Massa!
Estamos muito felizes com esta nova parceria, e esperamos que curtam também nossos posts agora nos dois endereços.
Visitem lá! O primeiro post já está no ar!

canaldamassa.com.br/dnadamulher

Abraços!

04 setembro 2014

Como escolher seus óculos, parte 2*

Já vimos no post anterior que para escolher óculos levamos em consideração primeiro o estilo e logo depois a coloração pessoal. Depois desses critérios, verificamos que o modelo se adapte às proporções do rosto e finalmente às proporções.

Qual é o formato do seu rosto? É anguloso ou mais para arredondado? Se você está em dúvida, faça este teste muito simples: 
1- Puxe todo o cabelo para trás e prenda num rabo-de-cavalo ou com uma faixa, se for curto demais.
2- Vá para diante do espelho e desenhe o contorno do seu rosto com um batom ou lápis de olho, ou ainda com um canetão (algo que seja fácil de apagar do espelho depois).
3- Afaste-se do espelho e verifique o formato do desenho.

Agora que você já descobriu qual é o formato do seu rosto, veja o seguinte guia:

Rosto oval


É o mais balanceado dos formatos e por isso o mais versátil, já que vários estilos combinam com ele. As áreas da testa e do queixo se afinam de forma regular, e a área dos ossos da face (bochechas) é a mais larga. 
Quais óculos escolher?
Como não há necessidade de balancear o formato, quase todos os estilos ficam bem exceto os extremamente geométricos (quadrados).

Rosto quadrado
Este formato tem testa larga e os ossos da face com o maxilar, criando um queixo quadrado. 
Quais óculos escolher?
Armações ovaladas e arredondadas, preferencialmente as de aparência leve, ajudam a suavizar contornos angulosos. Se a sua ideia for, pelo contrário, enfatizar os ângulos do seu rosto, escolha armações quadradas ou retangulares. Porém, leve em consideração que ao destacar o formato quadrado, você tende a ficar com um ar sisudo, que pode passar uma imagem ultrapassada, teimosa ou até arrogante (especialmente desaconselhável para quem trabalha em áreas com forte relacionamento interpessoal).

Rosto retangular
Este formato de rosto tende a ser fino e longo, com uma mandíbula quadrada. Para balancear este formato de rosto, o melhor “truque” é enfatizar linhas horizontais, procurando alargar a área dos ossos da face.
Quais óculos escolher?
Para criar linhas horizontais, escolha armações mais largas que seu rosto, enfatizando (e alargando) a área dos olhos, que é fina. Armações de aparência leve e delicada ajudam a balancear olhos muito próximos e a suavizar os ângulos do queixo. Evite armações muito retas e angulares.

Rosto triângulo invertido
Este formato tem testa e ossos da face largos e queixo pequeno e pontudo. 
Quais óculos escolher?
Para amenizar o formato, escolha armações mais estreitas do que seu rosto. Óculos sem armação são ótimos neste sentido. Evite armações muito grandes, sejam quadradas ou redondas, que podem lhe deixar com aspecto de “olhos de mosca”.

Rosto redondo
Este tipo de rosto tende a ser largo, com curvas suaves na testa e área do maxilar, sem ângulos. 
Quais óculos escolher?
Este formato é por si só delicado e suave. Pode ser balanceado com armações quadradas ou retangulares para dar uma impressão mais forte, ou utilizar armações ovaladas para preservar o traço suave. Qualquer que seja a sua escolha, porém, prefira armações ligeiramente mais largas do que a face e evite óculos sem armação, que acentuam a largura do rosto.

Agora você já tem mais uma ferramenta para escolher seus óculos. No próximo post falaremos sobre o último critério, de proporções.
Um abraço e até a próxima!


Lembre-se: Se quiser conhecer mais sobre o assunto ou agendar uma consulta personalizada, entre em contato!

* Desenhos: Enos d'Castro